cerca viva em brasilia

terça-feira, 26 de março de 2013

mudas de palmeira jussara em brasilia mudas de açai em brasilia

Chácara Recanto do Sol tem como objetivo plantar mais de 100,000 espécies de árvores frutíferas e nativas em nossa chácara, e usamos deste meio para fazermos a nossa parte e proteger as terras da nossa propriedade e também os animais que dela vive.


MUDAS A 27,99 A UNIDADE!!!!!

A Palmeira juçara


A Palmeira Juçara (Euterpe Edulis) é uma espécie nativa da Mata Atlântica que ocorre do Rio Grande do Sul até o sul da Bahia. É também conhecida como Jiçara, Içara ou Ripeira, devido ao uso tradicional de seu caule para produção de ripas e caibros para construção, assim como Palmiteiro ou Palmito Juçara, em virtude do seu uso para produção de palmito em conserva, muito difundido, apreciado e consumido nos grandes centros urbanos.

É uma planta típica da floresta, que prefere ambientes úmidos e sombreados, e desempenha um papel muito importante na dinâmica florestal como um todo. Cada palmeira pode levar de 6 a 10 anos para chegar num estágio adulto e, a partir daí, produzir uma grande abundância de frutos que servem de alimento para muitas espécies de animais silvestres, responsáveis por realizar a dispersão das sementes, contribuindo para a manutenção e reprodução da própria palmeira naturalmente. Muitos insetos também são essenciais para garantir a reprodução da espécie por contribuem diretamente com a polinização de suas flores, das quais retiram seu pólem e néctar para se alimentarem.
Com a crescente demanda pelo consumo do palmito, desde as décadas de 1950 e 1960, esta espécie vem sofrendo uma forte exploração nas florestas nativas. A produção do palmito implica no corte da planta, ocasionando sua morte. Em função disso, hoje em dia, a Juçara é uma espécie ameaçada de extinção, fato que também afeta diretamente toda a fauna na Mata Atlântica.

Atualmente, está se disseminando, junto a comunidades rurais, uma grande quantidade de ações e projetos para produção de polpa dos frutos e grande abundância de sementes para repovoamento da Palmeira Juçara. Com isso, iniciou-se uma mudança no quadro de risco da espécie, pois para a produção de polpa e sementes não é necessário matar-se a planta, oferecendo-se uma alternativa mais viável do que o corte para extração do palmito.

O enorme potencial ecológico, econômico e alimentar dessa espécie e sua facilidade de plantio e manejo conferem ao seu uso uma importância estratégica para a conservação do bioma Mata Atlântica e para o desenvolvimento e protagonismo social, com geração de renda, para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais.
Plantas com tamanhos variados, de 20cm a 1metro, quem chegar primeiro leva as maiores.


Cada venda deste produto, será destinado 25% do valor para o reflorestamento de arvores nativas do Cerrado brasileiro as margens do rio São Bartolomeu situado na região de Luziania-GO, contamos com seu apoio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário