cerca viva em brasilia

terça-feira, 26 de março de 2013

mudas de nespera em brasilia, ameixa amarela em brasilia

Chácara Recanto do Sol tem como objetivo plantar mais de 100,000 espécies de árvores frutíferas e nativas em nossa chácara, e usamos deste meio para fazermos a nossa parte e proteger as terras da nossa propriedade e também os animais que dela vive.

spera 

(Eriobotrya japonica)




Mudas por apenas 27,99





É uma tentação observar a árvore alta e copada quando repleta de frutos. Crianças e adolescentes adoram escalá-la, para chupar a nêspera tirada diretamente do pé. Aquosa, doce, um tanto ácida, a polpa é bastante saborosa, tanto crua como na forma de doces. Além disso, ela é  ótima para a saúde.

Nome científico: Eriobotrya japonica Lindl.

Família: Rosáceas

Nome comum: nêspera, nespereira, ameixa-do-pará

Origem: Japão
Partes utilizadas: Polpa.

Descrição e característica da planta: Fruta tipo pomo como a maçã, pêra e marmelo, pertencente à família Rosaceae, sendo amplamente distribuída nas regiões subtropical do globo. A sua exploração racional, com real importância econômica, limita-se a alguns países, como Japão, Espanha, Israel e Brasil. Sua origem é asiática, com referência a Japão, China e Índia.  Sem desbaste, é uma fruta pequena, de cor amarela e casca aveludada, de modo errôneo chamada popularmente de ameixa-amarela ou ameixa-japonesa. É uma fruta rica em vitamina C e sais minerais, como o cálcio e o fósforo. A nêspera é consumida ao natural ou em salada de frutas e também se presta à produção de excelente compota, atividade essa ainda bem pouco explorada.


A nespereira é uma árvore perene, rústica, de porte médio a grande. Nos pomares comerciais, no município de Mogi das Cruzes, estado de São Paulo, os produtores fazem podas de formação da copa e condução lateral dos ramos, dando um formato de taça, para facilitar o arejamento, a penetração da luz solar no seu interior para facilitar os tratos culturais, o tratamento fitossanitário e a colheita de frutos. As folhas são alongadas, perenes, firmes e de coloração verde-escura. As flores são formadas nas extremidades dos ramos, em forma de cacho e em grande quantidade. Os frutos podem ser levemente alongados, ovalados ou globosos, com casca e polpa amarela ou alaranjada, quando maduros, e peso médio de 30 a 80 gramas cada. A polpa é firme, doce, levemente ácida, de bom sabor e pode atingir 15º Brix (teor de sólidos solúveis = açúcar). Cada fruto contem 3 a 7 sementes, de cor marron, Para a produção de frutos de qualidade, há necessidade de fazer o seu desbaste, seguido de seu ensacamento, para protegê-los de pragas e doenças. A planta se desenvolve e frutifica bem, em condições de temperatura amena a quente, solos profundos, ricos em matéria orgânica, boa drenagem de água e boa disponibilidade de água durante o ano. A propagação é feita por enxertia em mudas de nespereira ou de marmeleiro. A produção ocorre a partir do segundo ano do plantio em campo e a colheita é manual de pencas com os frutos maduros.
No Estado de São Paulo, iniciou-se o cultivo econômico na década de 40, com interesse crescente entre os fruticultores, chegando à cerca de 200 mil plantas em 1985, principalmente nas regiões produtoras de Mogi das Cruzes e Atibaia. 


Clima e Solo: A nespereira se desenvolve bem em regiões onde a temperatura média anual está acima de 15ºC, não sujeitas a temperaturas abaixo de 3ºC, condições que ocasiona a morte dos frutos novos. No Estado de São Paulo, a quantidade total de água que a planta necessita durante o ano é, geralmente, satisfeita com as chuvas e pela utilização de cobertura morta.

As raízes da nespereira são profundas, podendo, entretanto a planta tombar sob a ação de ventos fortes, se o porta-enxerto for o marmeleiro, de raízes mais superficiais. Os ramos são resistentes, não havendo perigo da quebra pelo vento, mas os frutos podem ser prejudicados pela fricção contra as folhas e ramos vizinhos. Assim, recomenda-se a instalação do pomar nas faces menos batidas pelos ventos, ou pela conveniência de utilização de quebra-ventos.

Espaçamento: Os espaçamentos requeridos para a nespereira são 8 x 4 m a 8 x 6 m (plantio convencional; nespereira/nespereira) e 4 x 2 m a 5 x 3 m (plantio adensado: nespereira/marmeleiro). As quantidades de mudas necessárias são: 207 a 312 e 666 a 1.250/ha, de acordo com o espaçamento.

Tratos culturais: As principais técnicas culturais empregadas na cultura da nespereira são: capinas, podas de formação e de limpeza, desbaste e ensacamento dos frutos. O desbaste dos frutos e a proteção dos remanescentes, três a cinco por cacho, com folhas duplas de papel são operações indispensáveis para a obtenção de produto comercializável. O ensacamento com papel opaco, além de proteger as frutas contra as pragas, controla a incidência de “manchas-arroxeadas”, o que deprecia amplamente os frutos para o comércio.

Culturas intercalares: A fim de conseguir o retorno rápido do capital investido durante os primeiros anos de formação do pomar, há vantagem no plantio do cultivo de culturas de pequeno porte, como alguns grãos e oleirícolas. Caso não haja interesse no cultivo de culturas comerciais, se possível, fazer o consórcio com adubos verdes, o que vem a promover ganhos na estruturação do solo, pelo aumento do teor de matéria orgânica e retenção de umidade, devido ao acúmulo de palhada e diminuição da emergência de plantas invasoras.
ColheitaA época de maturação dos frutos da nespereira se estende de maio a outubro, quando há escassez de outras frutas estacionais no mercado. O período longo da safra provém do fato de a nespereira ter o hábito de florescer por etapas, num ciclo também bastante amplo. Essa é a razão pela qual a produção das nêsperas é muito menos afetada que a das outras culturas, nos anos em que ocorrem intempéries, como geadas e secas prolongadas. As safras comerciais iniciam-se a partir do 2º ano de instalação do pomar. A colheita é manual, mediante a coleta das pencas ensacadas com os frutos já maduros.

Produção e produtividade: a produtividade média é de 10 a 20 toneladas de frutos por hectare, em pomares adultos racionalmente conduzidos e de acordo com o espaçamento. Um hectare tem uma área de 10.000 metros quadrados. O estado de São Paulo, principalmente na região de Mogi das Cruzes, é o maior produtor brasileiro dessa fruta no Brasil.


Utilidade: os frutos são consumidos principalmente ao natural, na forma de frutas frescas, e também no preparo de excelentes geleias, compotas e licores.

Propriedades medicinais da nêspera A nêspera, também chamada ameixa-amarela ou ameixa-americana, é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, oriunda do Japão e da China Oriental e aclimada no Brasil.

Ajuda a tratar deEliminação de toxinas, escorbuto, estados febris, problemas digestivos 
(azia, acidez, gastrites, úlceras etc.), regularização do ácido úrico, retenção de líquidos.


Utilidades Medicinais:


Adstringente - Preparar o decocto da casca da nêspera e aplicar externamente em cataplasmas.
Amigdalite - Proceder como indicado em anginas.
Anginas - Gargarejar com o chá da casca da nêspera. Usar 40 gramas da casca fresca ou 20 gramas da casca seca para um litro de água.
Diarreia - Recomenda-se fazer uma refeição de nêspera cozida com torrada. Pode-se também tomar o caldo do cozimento de nêspera de hora em hora na quantidade de 1/4 de xícara.
Diurese - Fazer refeições exclusivas de nêspera.
Estomatite - Proceder como indicado em anginas.
Bibliografia:
Comitê de Fruticultura da Metade Sul do RS


Plantas com tamanhos variados, de 50cm a 1metro, quem chegar primeiro leva as maiores.

Cada venda deste produto, será destinado 25% do valor para o reflorestamento de arvores nativas do Cerrado brasileiro as margens do rio São Bartolomeu situado na região de Luziania-GO, contamos com seu apoio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário