cerca viva em brasilia

terça-feira, 26 de março de 2013

mudas de jaca em brasilia, jaqueira em brasilia jaca dura

CHÁCARA RECANTO DO SOL É UMA ONG QUE TEM COMO OBJETIVO PLANTAR MAIS DE 100,000 ESPÉCIES DE ÁRVORES FRUTÍFERAS E NATIVAS EM NOSSA CHÁCARA, E USAMOS DESTE MEIO PARA FAZERMOS A NOSSA PARTE E PROTEGER AS TERRAS DA NOSSA PROPRIEDADE E TAMBÉM OS ANIMAIS QUE DELA VIVE.

JAQUEIRA

APENAS 27,99 CADA MUDA!!!!


Não tem sombra mais gostosa que a da jaqueira
NOME CIENTÍFICO
Artocarpus heterophyllus Lam.
FAMÍLIA
Moraceae






CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS:
ÁRVORE de grande porte, de 8-25 m de altura, de copa ampla e dotada de látex leitoso.
TRONCO robusto, de casca grossa, de 30-60 cm de diâmetro.

Macaco se deliciando com uma jaca madura
FOLHAS simples, verde-escuras, brilhantes, ovais, de 15-25 cm de comprimento por 10-12 cm de largura e com a consistência do couro.
FLORES pequenas e verde-claras, masculinas e femininas surgem em espigas carnudas, de formas distintas e afixadas no tronco por curtas hastes de sustentação. As flores femininas desenvolvem-se em fruto.
FRUTO ovalado, de casca amarela a castanho-amarelada, de polpa doce, esbranquiçada e viscosa, e de aroma muito marcante. Cada fruto, ou cada ponta da Jaca, é um gomo dotado de uma única semente e se desenvolve, a partir de cada flor, incrustado na espiga feminina, cilíndrica, de até 50 cm de comprimento. Cada Jaca contém aproximadamente 500 frutos.


pé carregado, regada somente com agua sem cloro
SEMENTE oval, castanho-clara, de 2-3 cm de comprimento por 1-1,5 cm de diâmetro, envolta por uma membrana fina, branca e viscosa.
FLORAÇÃO ocorre entre os meses de novembro e dezembro. Os frutos amadurecem mais abundantemente nos meses do abril-maio.
USO/ÁRVORE frutífera utilizada no nordeste brasileiro, em sistemas agroflorestais e em jardins, constitui problema ambiental, pois vem substituindo as espécies nativas da mata tropical.
USO/MADEIRA resistente à água. Aproveitada para o fabrico de peças para embarcações.

USO/OUTRAS UTILIDADES Os frutos, ricos em açúcar, são largamente consumidos nas regiões tropicais do país, chegando em algumas regiões, como no Recôncavo Baiano, a constituir-se em alimento básico para comunidades rurais. Geralmente são consumidos no estado in natura, contudo são frequentemente transformados em doces e geleias caseiras. Também podem ser consumidos cozidos como se fossem um vegetal. Na Índia a polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente. As sementes, ricas em amido, também podem ser consumidas depois de assadas ou cozidas, possuindo sabor semelhante a castanha europeia e sendo inclusive consideradas ligeiramente afrodisíacas.



Comprando com a gente, leva nossa receita de doce de jaca cristalizado!

O desenvolvimento da planta no campo é rápido, chegando aos 3 m de altura em 2 anos.

REFERÊCIA BIBLIOGRÁFICA “Árvores notáveis: 200 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro” [Org.] ORMINDO, Paulo. [Textos] GUEDES-BRUNI, Rejan Rodrigues... et al.; [ilustrações botânicas] BARRETO, Malena e ORMINDO, Paulo. – Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio, 2008. Il. (307 color) 22 cm, pg. 76. | “Artocarpus heterophyllus” in “Fichas”. Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental / The Nature Conservancy | Elevitch, C.R., e H.I. Manner. “Artocarpus heterophyllus (jackfruit)”, ver. 1.1v. In: Elevitch, C.R. (ed.).“Species Profiles for Pacific Island Agroforestry”. 2006: Permanent Agriculture Resources (PAR), Holualoa, Hawai‘i

Plantas com tamanhos variados, de 50cm a 1metro, quem chegar primeiro leva as maiores.

Cada venda deste produto, será destinado 25% do valor para o reflorestamento de arvores nativas do Cerrado brasileiro as margens do rio São Bartolomeu situado na região de Luziania-GO, contamos com seu apoio!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário