cerca viva em brasilia

sábado, 24 de novembro de 2012

mudas de agave em brasilia sisal mudas de agave sisalana

udas de agave em Brasilia


PREÇO ESPECIAL DE LANÇAMENTO, APENAS 7,99 A MUDA COM 10 A 25CM


O sisal (Agave sisalana), família Agavácea) é uma planta utilizada para fins comerciais.

O A. sisalana é cultivado em regiões semi-áridas. No Brasil, os principais produtores são os estados da Paraíba e da Bahia, neste último, especialmente na região sisaleira, onde está localizado o maior pólo produtor e industrial do sisal do mundo, que é a cidade de Valente, no estado da Bahia.

Em Valente, encontra-se uma das maiores indústria têxtil de Sisal do mundo, a APAEB. produzindo Carpetes, tapetes, Capachos e Fios.

Do sisal, utiliza-se principalmente a fibra das folhas que, após o beneficiamento, é destinada majoritariamente à indústria de cordoaria (cordas, cordéis, fios, tapetes etc.).




O sisal é uma planta originária do México, foi difundido inicialmente no estado da Paraíba e somente no final da década de 30 na Bahia. Atualmente o Brasil é o maior produtor de sisal do mundo e a Bahia é responsável por 80% da produção da fibra nacional.


O sisal teve seu apogeu econômico durante a Crise do Petróleo nas décadas de 60 e 70. A utilização das fibras sintéticas, porém a necessidade de preservação da natureza e a forte pressão dos grupos ambientalistas vem contribuindo para o incremento da utilização de fios naturais.

O ciclo de transformação do sisal em fios naturais tem início aos 3 anos de vida da planta, ou quando suas folhas atingem até cerca de 140 cm de comprimento que podem resultar em fibras de 90 a 120 cm. As fibras representam apenas 4 a 5% da massa bruta da folha do sisal. As folhas são cortadas a cada 6 meses durante toda

vida útil da planta que é de 6/7 anos. Ao final do período é gerada uma haste (inflorescência), a flecha, onde surgem as sementes de uma nova planta. Uma característica da família é que a planta morre após gerar as sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário